segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Como ser um Pequeno Pesquisador da Bíblia

Saiba quem são os Pequenos Pesquisadores AQUI.
Estude  a lição 1, do 4º trimestre AQUI.
Estude a lição 2, do  4º trimestre AQUI.



Todo pesquisador precisa de material para seu trabalho de pesquisa.
Veja alguns dos materiais:
O arqueólogo precisa de livros de história, de ferramentas de escavação, mapas, guias.

O químico precisa de livros de química, de substâncias químicas, frascos, balanças, provetas.

Um microbiologista precisa de livros de biologia, microscópio, lâminas.

Um astrônomo precisa de livros de astronomia, telescópio, mapas do universo.

E o pesquisador da Bíblia?

Com certeza ele precisa da Bíblia.

Como a Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego,  é muito difícil estudá-la sem dominar esses idiomas. 

Mas, graças a Deus, algumas pessoas muito dedicadas fizeram a tradução dela para outras línguas. Em português, a tradução mais usada no meio evangélico é a de João Ferreira de Almeida. Mas, como essa tradução foi feita no século XVII, foi preciso atualizar o texto algumas vezes. Além disso, outras traduções foram feitas. Por isso, o pesquisador da Bíblia deve conhecer as várias versões e traduções. Veja algumas delas:

A Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH). 
Facilita muito na hora de ler e entender certas passagens porque as palavras são bem mais simples que as outras. Mas, como não é uma tradução feita palavra por palavra e sim ideia por ideia, em muitas passagens o tradutor colocou o que ele entendeu e não exatamente o que o texto diz. Então, apesar de ser uma ótima opção para uma leitura mais livre, não se pode confiar apenas nela quando o assunto for doutrina ou profecia.  




Nesse caso é melhor usar uma Bíblia com tradução mais antiga, como a João Ferreira de Almeira, Revista e Corrigida (RC). A linguagem dela é mais difícil, é verdade. Mas com a ajuda de um bom dicionário, pode-se entender bem as passagens mais difíceis.


A Nova Versão Internacional (NVI) tem uma linguagem muito boa, assim como a Revista e Atualizada (ARA). Só que as duas são baseadas em outros manuscritos diferentes das da Almeida Corrigida e apresentam algumas diferenças importantes. Por isso, é sempre necessário conferir com a Revista e Corrigida.



Outra opção bacana é a Bíblia digital. Na internet, existem diversos sites nos quais você pode comparar as diferentes versões ao mesmo tempo. E, se você manja de outras línguas, ainda pode lê-la em dezenas de outros idiomas.
Dois sites muito bons:

Você também pode baixar aplicativos para smartphone com todas as versões. E tem até a versão em áudio para você ouvir e estudar a Bíblia onde estiver.



Outro material importante é a Concordância Bíblica.



Nela você procura uma palavra e encontra todos os textos que tenham essa palavra. Ajuda muito a fazer algumas descobertas importantes. Na internet temos uma concordância muito boa, grátis. Você pode acessá-la aqui. Peça ajuda a seus pais para aprender a encontrar as palavras. Depois de algumas vezes você com certeza saberá fazer isso sozinho tranquilamente.

Outra coisa que ajuda muito é o Dicionário Bíblico. 


Ele explica sobre coisas que não conhecemos bem porque foram escritas em lugares, épocas e culturas muito diferentes da nossa.
Os dicionários bíblicos online não são tão completos como os impressos. Mas já quebram o galho. Veja um deles aqui.

Os mapas também são bastante interessantes. Você pode acompanhar o trajeto das viagens de Paulo, o tamanho da viagem de Abraão até Canaã, a distância entre Jerusalém e Belém e muito mais. Algumas Bíblias já trazem vários mapas. Mas você pode procurá-los na internet também e usar o Google Earth e o Google Maps para encontrar algumas cidades bíblicas que ainda existem hoje.


Um pesquisador da Bíblia precisa ter também um caderno de anotações e um lugar bem organizado para guardar todo o seu material. 


Outra coisa que não pode faltar é a lição da ESIR (Escola Sabatina Infantil Reformista). Estude-a todos os dias, responda as perguntas e complemente seus conhecimentos aqui no blog.



Como todos os outros pesquisadores, você vai precisar dedicar tempo às suas pesquisas, mas logo verá que o resultado compensa mais que qualquer coisa. Isso porque, se estudar a Bíblia com o coração humilde e sincero, os anjos de Deus e Seu Espírito Santo estarão ao seu lado e ajudarão você a fazer descobertas incríveis que o conduzirão até os portões da Cidade Celestial.

Que possamos todos nos encontrar lá.


Saiba quem são os Pequenos Pesquisadores AQUI.
Estude  a lição 1, do 4º trimestre AQUI.

Abraços,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário ou coloque suas respostas à Hora da Pesquisa.