domingo, 20 de outubro de 2013

Segunda-feira, lição 3 - 4º trim. 2013 - Vol. 2 Nº 4.



Senha da semana: 




Canudinhos para o seu sangue

Você já deve ter visto uma enorme arvore com o tronco bem grande e alto, que se divide em muitos galhos e ramos, e estes em ramos cada vez menores até se tornarem varinhas bem finas.


 Já viu? Assim são as artérias e veias, que são grossas e se dividem em remos cada vez mais finos, até serem milhões de canudinhos finíssimos chamados capilares.

 São tão fininhos que dez deles juntos ficam da grossura de um fio de cabelo. 
Para ter uma ideia melhor, pegue um fio de cabelo e imagine que um capilar é dez vezes mais fino.


Por esses canudinhos passa o sangue levando alimento e oxigênio para as células de todo o corpo e recolhendo os detritos dos tecidos. 



Os capilares ligam as menores veias. Gradualmente estas se juntam as veias maiores até que todas se tornam parte das duas grandes veias que chegam ao coração, a veia cava superior, que transporta o sangue da cabeça e dos braços, e a veia cava inferior, que transporta o sangue do tronco e das pernas. 



As veias transportam o sangue venoso (vermelho escuro), cheio de dióxido de carbono, para o coração e os pulmões.
As artérias transportam o sangue arterial (vermelho brilhante), rico em nutrientes e oxigênio, dos pulmões e do coração para as células do corpo.



O sangue descer para os pés é muito fácil, você não acha? Mas, como é volta? Você não está pensando em como será que o sangue pode subir todos o caminho dos dedos dos pés para o coração?

Nosso sábio Criador colocou válvulas, ao longo das grandes veias, que impedem o sangue de fluir de volta para os capilares.



Nossa Bíblia também fala de alguns canudos maravilhosos. Numa visão o profeta Zacarias viu duas oliveira diante do trono de Deus e um castiçal de ouro com sete lâmpadas, tendo em cima um vaso que continha azeite. Das duas oliveiras, dois canudos de ouro vertiam o azeite para o vaso. 


Do vaso, o azeite saia para sete canudos que alimentavam as sete lâmpadas no castiçal de ouro. 

Zacarias ficou tão admirado que perguntou: “Senhor meu, que é isto?” O anjo respondeu: “não sabes o que é isto?” Zacarias disse ainda: “não, meu senhor.” A resposta que o anjo deu ao profeta é muito importante que todo cristão conheça. Aprendamos o que os canudos dourados celestiais significam para nós.

Hora da Pesquisa












Pegue sua Bíblia ou clique AQUI ou AQUI . Como esse é um assunto muito importante, converse com seus pais sobre essa visão. Eles podem ajudar você a entendê-la melhor.

1. Leia a visão de Zacarias e discuta os seus significados. Zacarias 4:1-4
Óleo = E______________ S___________
Vasos = nosso _____________

 “O óleo é recebido dentro de vasos preparados para conte-lo. É o Espirito Santo no coração que opera por amor e purifica a alma.” – The DAS BibleCommentary (E. G. White Comments), vol. 4, pág. 1179

2. Quem decide que quantidade de óleo do Espirito Santo nós recebemos? Lucas 6:38; Mateus 10:8 (última Parte).

Confira as respostas AQUI.

Você entendeu a lição que Deus nos quer ensinar por meio dos canudos da visão de Zacarias? 

Nossos corações são os vasos em que Deus, do Seu trono celestial, quer derramar Seu Espirito Santo.

Mas Ele não pode fazer isso enquanto não repartirmos com os outros o que já conhecemos acerca de Jesus e Seu amor. Deus não pode encher nosso corações com mais de Seu amor e da Sua verdade a não ser que repartamos o que temos.






Jesus está esperando que partilhemos Seu amor por meio de palavras amáveis e atos bondosos para com nossos amigos e vizinhos.




 Quando fizermos isso, Ele enchera nosso coração com Seu Espirito Santo.

 O que estamos esperando? Vamos esvaziar o coração para que Ele o encha?

Escreva o que você entendeu nos comentários abaixo.

Abraços,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário ou coloque suas respostas à Hora da Pesquisa.