sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Segunda-Feira - Lição 5 - 4º trim. 2013 - V2N4.


Ar puro para os cristãos

Você já viu pessoas que ficam doentes por muito tempo? 
Ficam pálidas, magras e tristes porque não recebem suficiente ar puro.



Certos cristãos se parecem exatamente com essas pessoas doentes. Têm o rosto comprido, sem brilho nos olhos, como se tudo acontecesse sem a existência de um Salvador vivo que os ame. 



Sabe o que está faltando nessa pessoa? Elas não têm uma coisa que é tão importante como o ar puro: a oração. 




Você pode pensar: “Quero ser cristão sadio e alegre, mas como posso respirar orações da mesma maneira que respiro o ar?” O Senhor nos diz que a oração é o respirar de nossa alma. Não podemos viver sem oração, assim como não podemos viver sem o ar. 

Podemos ler a Bíblia todos os dias e ir à igreja, mas isso não pode substituir a oração. Se não oramos, o ar ao nosso redor ficará envenenado de pensamentos egoístas. 




Logo nos esqueceremos de Jesus e tentaremos fazer coisas em nossa própria força. Sem percebermos, nos tornaremos cristãos sufocados. É por isso que a Bíblia nos lembra: “orai sem cessar.”
Assim como nosso corpo não pode armazenar oxigênio por mais de um minuto, também nossa mente não pode armazenar orações. A oração que fazemos de manhã não conserva fortes o dia inteiro. Devemos orar quase tão frequentemente como respiramos, para sermos cristãos fortes. 

Como isso é possível, se temos de ir à escola, fazer serviços de casa, tocar piano, ajudar a mamãe e o papai e ainda brincar?



HORA DA PESQUISA



1
            1.  Além de respirar ar puro para continuar vivo, o que o cristão deve respirar para ser animado e feliz? 1 Tessalonicenses 5:17

“A oração é a respiração da alma, é o segredo do poder espiritual. Nenhum meio de graça a poder substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus. As faculdades espirituais perdem sua vitalidade, a experiência religiosa carece de saúde e vigor.” – Obreiros Evangélicos, pág. 254 e 255.


        2. Que personagem bíblico orava constantemente, e foi o melhor amigo de Deus? Como a oração mudou a vida dele? Gênesis 5:22. Como Deus lhe recompensou a fidelidade? Gênesis 5:24.

O nome do personagem é _______________.
A oração mudou ____________________.
Deus o recompensou ___________________.

“Enquanto empenhados em nosso trabalho diário devemos erguer a alma ao Céu em oração. Essas silenciosas petições ascendem como incenso perante o trono da graça, e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em Deus não pode ser vencido. Nenhuma arte maligna pode destruir lhe a paz. Todas as promessas de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro presente em todas as ocasiões de necessidade.” – Obreiros Evangélicos, pág. 254.

“Podemos ter o que Enoque teve. Podemos ter Cristo como nosso companheiro constante. Enoque andou com Deus e, quando atacado pelo tentador, podia falar sobre isso com Deus. ...
“Ele fez de Deus seu conselheiro e foi intimamente ligado a Jesus. E Enoque foi honrado com este procedimento. Foi trasladado ao Céu sem ver a morte. E os que serão transladados no fim dos tempo são os que na Terra mantem comunhão com Deus.” – The DAS Bible Commentary (E. G. White Comments).


Clique AQUI para ver as respostas.
E AQUI para ir ao menu inicial.

Abraços,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário ou coloque suas respostas à Hora da Pesquisa.